domingo, 8 de abril de 2012

Battle Hymn of the Tiger Mother

É verdade, não sou digna de viver como diria a Célia! Não venho cá à quase um mês quando tinha dito que iria ter mais tempo... Não sabia eu que tinha à minha espera neste segundo semestre, essa é a verdade! Relatórios para aqui, relatórios para ali, e estuda isto, e estuda aquilo... UFA! Agora vou tentar ser o mais pontual possível, mas não vou jurar todos os dias, porque não sei se me vou sair lá muito bem.

Hoje vou falar de um livro que acabei de ler à relativamente pouco tempo: O Grito de Guerra da Mãe Tigre, de Amy Chua.
Este livro fala de uma mãe preocupada com a educação das suas filhas, mas que tem uma maneira peculiar de educar, à "mãe chinesa". Mostra uma educação completamente diferente da qual a maioria dos portugueses está ambientada.
Gostei bastante do livro, embora não concorde com algumas das situações com as quais a educação chinesa está de acordo. O essencial neste livro é que nunca se deve reprimir a maneira de educar de ninguém, cada "povo" tem a sua maneira de educar, se é boa ou má cada um é que sabe o que entende por educação. O importante é ter amor pelos filhos e querer o melhor para eles.
O que é certo é que uma pessoa não pode ficar presa apenas ao que lhe foi incutido, é sempre saber mais, saber o que se passa à nossa volta. Embora não esteja de acordo com a maioria das medidas tomadas neste tipo de educação, acho que esta mãe é uma mãe super dedicada e ama indiscutivelmente as suas filhas. Acima de tudo gostei de conhecer um bocadinho do que se passa no outro lado do mundo e de conhecer a educação numa outra perspectiva.
Recomendo vivamente este livro. É pequenino e muito fácil de ler, muito viciante! :)

3 comentários:

  1. não conhecia o livro. é verdade que fico muitas vezes chocada com a forma de educar da china, e de outros países... não consigo olhar para isso de uma forma neutra. :/ não acho que nós "ocidentais" sejamos mais que ninguém, mas já ouvi falar de situações que me gelaram o corpo. mas isso, na realidade, não é só na China... Maus pais há em todo o mundo.

    obrigada pela partilha! :)

    My Fashion Insider

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, é verdade que se ouve falar de coisas horrendas, quase impossíveis de imaginar! mas a educação que a Amy dá às suas filhas não acho que seja nada de escandaloso comparado com a horrivel educação (se assim lhe podemos chamar) que alguns pais neste mundo dão aos seus filhos, é apenas uma maneira mais exigente, mais dura...diferente da nossa! mas acredito que aqui no nosso país existam várias famílias onde este tipo de educação se aplique. acho que para se perceber o ponto de vista de cada um é preciso ler este livro até ao fim :)

      obrigada eu Nádia! :D

      Eliminar
  2. Não conheço o livro, há certas formas de educar que me incomodam mesmo dentro da nossa cultura, quanto mais numa cultura diferente como a chinesa.

    *Obrigada por passares pelo meu cantinho :)

    Beijinho e Boa Páscoa
    http://iamsokitty.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

thank you so much! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...